Em uma semana dedicada à inovação e ao empreendedorismo, mais de 70 atividades aconteceram durante o Minas Startup Week (MSW), que é considerado um dos maiores eventos de inovação e empreendedorismo do Brasil e da América Latina. Desde o dia 28 de setembro o evento contou com palestras, workshops, debates, desafios, rodadas de negócios e participações de empreendedores brasileiros e do exterior que são referência no ambiente de inovação, em cinco pontos de Belo Horizonte.

As atividades tiveram inscrições esgotadas e receberam mais de 3.500 interessados de Minas Gerais, demais estados e de outros países, segundo os organizadores. Cine Theatro Brasil Vallourec, Ibmec, Serraria Souza Pinto, The Plant Coworking e Techmall foram os locais que receberam os eventos, simultaneamente. O Minas Startup Week foi realizado pelo Sebrae, com apoios do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Sectes e do Programa SEED – Startups Entrepreneurship Ecosystem Development, e organizado voluntariamente pelo San Pedro Valley, a comunidade de empreendedores da capital.

Sebrae Exchange

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae organizou na Serraria Souza Pinto, o Sebrae Exchange, evento com a missão de criar oportunidades, gerar conteúdos e promover um ambiente de compartilhamento e colaboração, movimentando o ecossistema de empreendedorismo inovador mineiro, nos dias 30 de setembro e 01 de outubro.

“O Sebrae tem aprendido muito nesse ambiente de startups, que tem provocado uma revolução na forma do Serviço atuar e na forma de apoiar os empreendedores”, ressaltou o diretor do Sebrae, Anderson Cabido.

Três momentos fizeram parte do Sebrae Exchange:

– a III Rodada de Negócios, que possibilitou a pequenos e médios empresários conhecerem as demandas e processos de compra de grandes empresas;

– O Fórum Mineiro de Startups teve ampla programação para o sucesso nos negócios de startups e promoveu conexões com investidores. Dentro do Fórum houve o Hackaton, encontro para solucionar desafios das empresas Panda e Unimed; além de Wokshops sobre movimento inovador, Tecnologia e Design e Economia Criativa; e também o Demo Day Minas, momento em que algumas das principais startups aceleradas no estado apresentaram-se para um público com potencial gerador de negócios, como investidores. O Rocket Up promoveu mais interação dinâmica para geração de novos negócios, entre investidores e os participantes do Fórum.

– E o Painel Internacional teve a presença de importantes players no segmento de startups, como Nell Watson (Singularity University), que falou sobre como criar inovação de alto impacto; e Gabriel Dan Balter (StartAu), que mostrou a trajetória que uma startup deve seguir para ter sucesso, entre outros.

O SEED vai continuar

Na noite de quinta-feira (01), durante o Demo Day Minas, na Serraria Souza Pinto, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa, confirmou o que já era esperado pelos empreendedores: o SEED, programa de Desenvolvimento do Ecossistema de Empreendedorismo e Startups, terá nova edição. O novo edital está previsto para estar disponível em dezembro e as atividades do Programa devem recomeçar em março de 2016. Haverão 40 vagas para startups nacionais e internacionais.

O SEED é uma das ações do Minas Digital, programa da Sectes que tem como objetivo transformar o estado em referência mundial no campo da inovação e da educação tecnológica. Para isso, foram anunciados investimentos de R$ 1 bilhão em 10 anos no programa e a expectativa de que 100 mil jovens possam ser formados, nas suas diversas iniciativas pelo estado. Além disso, outra novidade é que o Governo deverá apoiar startups em hubs espalhados em todo o estado, por meio do Programa Minas Digital, que é considerado um grande “guarda-chuvas” das ações de fomento à ciência, tecnologia e inovação do Governo.

“Acredito muito nesse ecossistema. O Minas Digital será a ação principal para o desenvolvimento econômico no estado. Temos o convencimento do governador de que essa ação terá um impacto profundo na nossa cultura”, destacou Miguel. “Por consequência, peço a colaboração de vocês como parceiros nessa ação do estado”, disse o secretário.

San Pedro Valley Summit

A comunidade de empreendedores do “Vale do São Pedro” que nasceu nesse bairro de Belo Horizonte e congrega aceleradoras, centenas de startups, investidores e profissionais da área de inovação, anunciou a realização, em maio de 2016, da sua conferência. O San Pedro Valley Summit deverá reunir grandes nomes do empreendedorismo de startups da capital.

Censo de startups

Um estudo apresentado com 54 startups do San Pedro Valley mostrou que o setor de inovação está fortalecido em Minas. As empresas nascentes de base tecnológica analisadas tiveram R$ 170 milhões em faturamento em 2015 e têm mais de 180 vagas de emprego abertas, como demonstrou o representante da comunidade de startups, Matt Montenegro. A expectativa é que o censo possa ser realizado com todas as cerca de 300 startups da comunidade no ano que vem. Imagine o resultado!

Festa de encerramento

Para celebrar a semana de muito networking e aprendizado, os organizadores do SEED realizaram, na noite de quinta-feira, 01 de outubro, a festa de encerramento do Minas Startup Week, no Espaço CentoeQuatro. O local será a nova casa dos empreendedores do SEED, a partir do ano que vem. Autoridades, inovadores, empreendedores digitais, palestrantes internacionais e interessados participaram de um grande encontro. A banda Classic e Deejay animaram a festa, que teve “food trucks”, “food bikes”, telões, grafites ao vivo e muita descontração. Mais de 300 pessoas curtiram a celebração.

Data da publicação: 06 de outubro de 2015

Fonte: https://www.simi.org.br/biblioteca/exibir/noticia/7008