Iniciativa vai selecionar 40 empresas mineiras para apoiá-las e torná-las mais competitivas

Um novo programa de fomento ao empreendedorismo vai beneficiar 40 negócios de base tecnológica que estejam em fase de incubação e graduação em Minas Gerais. Desenvolvido pela organização não-governamental (ONG) Endeavor, e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas), o programa Promessas foi lançado ontem (11), na Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais, e está com as inscrições abertas até o dia 27 de agosto.

De acordo com o representante da Endeavor e um dos responsáveis pelo projeto, Ênio Borges, o foco do programa está na aceleração de empresas que já demonstram potencial de crescimento. Por isso, a seleção visa negócios de base tecnológica, que normalmente estão concentradas em oferecer um diferencial competitivo no mercado e têm mais chances de crescer. “Uma pesquisa da Endeavor mostrou que 1,5% das empresas brasileiras cresce de forma acelerada e gera cerca de 50% dos novos empregos no país. Nossa expectativa é de que esses negócios apoiados pelo programa façam parte dessa parcela”, destaca.

O programa acontecerá em duas fases, sendo cada uma com uma turma de 20 empreendedores. De acordo com Borges, as empresas selecionadas passarão por entrevistas com mentores para um mapeamento das finanças, operação e mercado de cada uma delas. “Depois disso serão realizados encontros presenciais para identificar os principais gargalos de crescimento da empresa, nas áreas de marketing e vendas, produto, gente e gestão e governança, operação e financiamento”, explica. Segundo ele, as demais reuniões serão pautadas em cima desse diagnóstico, levando aos empreendedores palestras informativas e inspiradoras.

Além de ser de base tecnológica e em fase de incubação ou graduação, a empresa que desejar concorrer ao programa deverá ter um diferencial competitivo e estar inserida em um mercado com grande potencial. Ela também deverá ser gerida por um time de empreendedores apaixonados pelo negócio e com boa visão do empreendimento. “Os interessados terão que deixar claro qual o problema que a empresa está resolvendo e porque têm uma solução melhor que a dos concorrentes”, aconselha. Segundo Borges, a seleção terá duas fases, sendo a primeira uma triagem das inscrições e a segunda uma entrevista com os selecionados.

Borges explica que a empresa não paga nada para participar e o programa também não exige nenhuma contrapartida dos negócios acelerados. “O que a Endeavor quer são bons exemplos de empreendedores. A ideia é divulgar as histórias dessas empresas para que elas sejam referência para as próximas e acrescentem nossa rede de mentores”, diz. Para ele, o principal benefício para as empresas participantes é a possibilidade de receber conselhos e mentoria de pessoas mais experientes. “O empreendedor costuma ser muito sozinho quando começa o negócio, então a gente oferece uma rede de contatos para ele ter auxílio na tomada de decisões”, afirma.

Benefícios do programa Promessas
Mapeamento dos desafios: Endeavor e empreendedor mergulham nos desafios da empresa para mapear quais são as prioridades a serem trabalhadas. Este diagnóstico ajuda o empreendedor a ter mais clareza dos seus desafios e a pré-selecionar os conteúdos e mentores da Endeavor que irá utilizar.

Conteúdos: Os empreendedores recebem conteúdos selecionados ou produzidos pela Endeavor que possam ajudá-los a enfrentar os desafios.

Mentorias: Os empreendedores selecionados recebem uma séria de mentorias coletivas e individuais nos principais desafios do negócio.

Eventos: Os participantes do programa podem ser convidados para participar de eventos realizados pela Endeavor ou parceiros.

Critérios de seleção:

1º) Ser uma empresa de base tecnológica, incubada ou graduada, de Minas Gerais.

2º) Ter vantagem competitiva sustentável, ou seja, empresas que tenham um diferencial competitivo claro e relevante; que se predisponham a resolver grandes problemas; sejam mais eficientes que concorrentes e difíceis de serem copiadas.

3º) Grande potencial de crescimento – não basta ter um modelo de negócio escalável, tem que ter um mercado suficientemente grande para caber uma grande empresa.

4º) Excelente execução – empreendedores acompanhados de um time forte, com visão clara do negócio. Eles devem mostrar que são as pessoas certas para fazer a empresa crescer no longo prazo, com ética e paixão.

Contrapartidas:

O Promessas não tem custo para o empreendedor, mas exige engajamento constante com os recursos oferecidos. O objetivo é que dessa interação surjam os melhores cases de alto crescimento e impacto social do Brasil.

O programa já é realizado em São Paulo e, para a versão mineira, o parceiro escolhido foi o Sebrae Minas, com foco em ajudar as empresas incubadas e recém-graduadas.

Léo César Melo, é empreendedor da Allonda, e foi um dos participantes do Promessas em São Paulo: “Participar do Promessas é uma experiência gratificante pela oportunidade ímpar de trocar experiências e escutar conselhos de profissionais que fazem diferente no seu dia a dia. Desta forma, você começa a observar o seu negócio com outra ótica. Uma perspectiva que você demoraria em observar naturalmente. Se você tem um sonho grande, o ÀPromessas “te proporciona o apoio para você alcançá-lo”, destaca.

Data: 12/08/2014
Fonte: Site DIÁRIO DO COMÉRCIO