A advogada do escritório Melo Campos Associados Carolina Esser teve um artigo publicado na Revista da Faculdade Mineira de Direito (PUC Minas), no último dia 29. O artigo intitulado “O desafio dos professores de Direito em tempos de modernidade líquida” partiu de uma observação realizada pela advogada, na sua atuação na docência da PUC, ministrando aulas para a graduação.

Foi verificado que é uma prática recorrente dos alunos se utilizarem de fontes cada vez mais fragmentadas e superficiais no seu estudo, fomentados pelo avanço de tecnologias como Iphones e redes sociais. Ademais, preferem aulas exclusivamente expositivas, que não se voltam para o diálogo e o desenvolvimento de sua capacidade argumentativa. O artigo aborda tal realidade pela perspectiva trabalhada pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman, que denomina tal contexto como a “modernidade líquida”.

O objetivo do artigo científico é demonstrar que o Direito, mais do que qualquer ciência, reivindica bacharéis engajados, com consciência política e conhecimento estruturado. Para resgatar nossos estudantes dessa postura passiva e alienada provocada pela modernidade líquida, a advogada e professora Carolina Esser defende que os professores, egressos da pós-graduação e extensão universitária, são a chave para desenvolver nos alunos uma aprendizagem efetivamente relevante.

Para ter acesso ao artigo completo, acesse https://periodicos.pucminas.br/index.php/Direito/issue/view/639.

Carolina Esser

Data: 29/07/2014

Melo Campos Advogados