Crowdfunding é uma forma de obtenção de financiamento que consiste em conseguir de um grande número de pessoas uma pequena quantidade de dinheiro.

Até recentemente, o financiamento de um negócio, projeto ou empreendimento significava solicitar a alguns grandes investidores por grandes somas de dinheiro. O Crowdfunding inverte essa ideia ao utilizar a internet para se comunicar com milhares – se não milhões – de potenciais financiadores. Normalmente, esses fundos criam um perfil de seu projeto em um site. Eles podem então usar a mídia social, ao lado de redes tradicionais de amigos, familiares e colegas de trabalho, para arrecadar dinheiro.

Acredita-se que o primeiro projeto de Crowdfunding on-line tenha ocorrido em 1997. A banda de rock Marillion não era capaz de arcar com a turnê após o lançamento de seu sétimo álbum, então os fãs americanos usaram a internet para levantar mais de 60 mil dólares para que a banda pudesse se apresentar nos EUA. Embora a banda não estivesse envolvida nessa primeira rodada de captação de recursos, desde então ela usou as mesmas técnicas para financiar com sucesso a produção de seus três álbuns seguintes. Outros projetos criativos logo seguiram o exemplo, como filmes e jornalismo, tendo o primeiro site de Crowdfunding surgido em 2001. Já em 2012, havia mais de 500 plataformas de Crowdfunding on-line, e em fevereiro do mesmo ano, viu-se o primeiro projeto de Crowdfunding a arrecadar mais de 1 milhão de libras.

O Crowdfunding oferece uma ótima alternativa ao financiamento tradicional, visto que ao se destacar no meio da multidão você obtém investimento mais facilmente – mas não é apenas sobre o dinheiro. Você poderá conseguir “embaixadores” da marca que irão promover sua empresa para seus amigos e colegas, mentores para guiá-lo, e a validação de muitas pessoas. A obtenção de investimento por meio de Crowdfunding auxilia a sua empresa financeiramente enquanto proporciona o contato de pessoas que acreditam em seus sonhos.

Aqui estão sete dicas para garantir que você tenha uma campanha de Crowdfunding bem-sucedida:

Tração:
Encontre um investidor que acredite em você o suficiente para “liderar” a sua campanha. Mostrar que um investidor já se comprometeu com o investimento logo no início de sua campanha é uma forma de incentivar a participação de outros potenciais investidores.

Esteja preparado:
Metade do trabalho é feito antes mesmo de anunciar sua campanha. É preciso ter um plano de negócios sólido, uma apresentação em forma de slides e conhecimento completo sobre as finanças da sua empresa.

Um vídeo impressionante:
Crie um bom vídeo explicativo que realmente ajude as pessoas a entender quem você é, o que você pretende fazer e por que você vai fazê-lo melhor do que ninguém.

Gestão do tempo:
Esteja pronto para comprometer dois terços do seu tempo nos próximos meses para a sua campanha, pois realmente é muito trabalho. Você provavelmente necessitará de ajuda com o trabalho que costuma fazer na sua Startup, pois você não será capaz de lidar com tudo por conta própria.

Escolha suas batalhas:
Não se deixe abalar pelas críticas. Seu objetivo não é convencer a todos, 1% já é suficiente.

Por que não:
Pergunte às pessoas que não investirem, “por que não?”. Resolva os problemas apontados por elas rapidamente, depois diga aos outros potenciais investidores sobre as medidas que tomou para se aprimorar.

Observe os outros:
Observe o que outras empresas de Crowdfunding estão fazendo. Pequenos truques, ideias para recursos de imprensa, jeitos de responder a perguntas – todas essas pequenas percepções irão ajudá-lo a adaptar e melhorar a sua campanha.

Raquel Bagno Vieira
Melo Campos Advogados

20/01/2015